Ambiental

As Formigas.


As formigas constituem um dos grupos de insetos mais importantes em florestas pluviais tropicais por serem extremamente abundantes. Elas influenciam fortemente os ecossistemas, uma vez que são importantes na incorporação de nutrientes ao solo e na sua aeração, além de serem predadoras de outros organismos regulando sua diversidade no ambiente.

As formigas dominam os solos das florestas tropicais e sua biodiversidade tem recebido atenção especial dos pesquisadores, devido a esse grande número de processos essenciais para o meio ambiente.

Desta forma, as formigas são excelentes bioindicadores, pois apresentam abundância local relativamente alta, riqueza de espécies local e global alta, espécies muito especializadas em determinadas atividades como predação e manipulação de sementes, são relativamente fáceis de serem coletadas e são bem conhecidas. Como bioindicadores, entende-se aqueles organismos ou comunidades que reagem a alterações ambientais modificando suas funções vitais e/ou sua composição química e com isso, fornecem informações sobre a situação ambiental. Fonte: biologico.sp.gov


Atitude Sustentável 
Consciência ecológica e ambiental 

Atitudes sustentáveis no dia a dia não são boas apenas para o planeta, mas também ajudam a reduzir custos domésticos. A conscientização sobre a diminuição do consumo de água e energia elétrica em nossas residências pode representar uma redução de 15% nas contas.
Veja a seguir algumas atitudes sustentáveis simples que podem ser praticadas em casa:
Água:
- Diminua o tempo no banho. Você pode desligar o chuveiro para ensaboar-se;
- Evite deixar a torneira aberta ao escovar os dentes ou fazer a barba;
- Conserte vazamentos e torneiras que não fecham adequadamente;
- Troque vasos sanitários que tenham sistemas de descarga antigos pelos atuais, que são mais potentes e consomem menos;
- Lave os carros utilizando balde e esponja em vez de mangueiras;
- Espere juntar uma maior quantidade de louça na pia para lavar tudo de uma única vez;
- Utilize a capacidade máxima da máquina de lavar roupas para evitar desperdício.
Energia:
- Retire os aparelhos eletrônicos das tomadas quando não estiverem em uso;
- Desligue o monitor do computador quando estiver em modo espera; Porém, nossa conscientização ambiental pode ir além dos gastos com água e energia. Reduzir o consumo de gás de cozinha, deixando as panelas tampadas, e o consumo de gasolina ou etanol, dando preferência ao transporte público, traz um benefício adicional ao nosso planeta e ao nosso bolso.    fonte: atitudessustentaveis.com.br
    Você é responsável por suas atitudes           
Preserve a natureza, preserve a  vida! 



Cada dia que passa, o consumidor descarta algo que não utiliza mais como roupas, sapatos, acessórios. Às vezes trocamos apenas por estarem desatualizados, compramos coisas mais tecnologicamente avançadas e jogamos fora as velhas e obsoletas, muitas vezes sem pensar no impacto no futuro ambiental que essa atitude possa causar.
Por conta dessas ações antiecológicas, muitas espécies animais e vegetais foram extintas e outras tantas espécies estão em risco de extinção, gerando um grande impacto no futuro próximo.

É preciso criar uma cultura de sustentabilidade, onde as pessoas se conscientizem que não é só a floresta que está desaparecendo pouco a pouco. A poluição do ar e das águas cresce numa proporção sem limite. Se cada um fizer a sua parte, as próximas gerações terão água potável, ar puro, florestas e recurso naturais disponíveis
Atitudes conscientes baseadas em ações sustentáveis também vão ajudar a diminuir o impacto no futuro ambiental do planeta. Reciclar é a palavra mestra. A grande maioria dos materiais é reciclável ou reutilizável. E a mudança de hábitos também pode ajudar:
- A água por exemplo não e um recurso renovável, evitar o desperdício de água sem necessidade, não lavando as calçadas, carros, reutilizando a água usada nas máquinas de roupas para esses fins;
- O lixo deve ser jogado no lixo e não nas ruas. Copos descartáveis, papéis, garrafas de plásticos ou de vidro podem também ser recicladas e reaproveitadas, as garrafas podem ser usadas como vasos para plantas, por exemplo;
- Economia de energia também é um hábito que pode ser mudado, além de diminuir os custos, ajuda a diminuir o impacto no futuro, manter desligados os aparelhos e somente ligar quando forem utilizadas, inclusive as luzes dos cômodos. (fonte: http://www.atitudessustentaveis.com.br)


Habitats de especie Caninana, local permanecendo em segredo para fins de proteção. Foto: Adão Wons. 

Habitats e espécies devem ser preservadas para manter a diversidade biológica que possuem por processos naturais. Mesmo sabendo relativamente pouco, as informações que os cientistas tem mostram, cada vez mais, o quanto nos dependemos da natureza em equilíbrio. As florestas precisam ser preservadas porque tem papel fundamental na distribuição de chuvas, em continentes inteiros. Sem falar que as matas também protegem o solo contra a erosão, ajudam a fixar nutrientes na terra e umidificam o ar. Assim como as florestas, todos os outros ecossistemas dependem das atividades das espécies (animais e plantas) que vivem nesses ambientes. Por esse motivo, se uma cobra estiver ameaçada de extinção, a gente deve se preocupar, sim, pois todos os seres vivos são importantes para o equilíbrio da Terra.
Foto: Rio Carreiro - Cotiporã -RS / Brasil, In: Adão Wons 


Os maiores problemas com a chegada do verão é o lixo que as pessoas jogam em beiras de rios, mares e cachoeiras. Devemos ser conscientes quando vamos  insufruir-se da natureza para estabelecer as energias, tão vitais ao nosso corpo e mente. Este fator de poluição faz um grande mal aos organismo vivos sensíveis que  vivem na natureza. Devemos respeitar o meio ambiente levando o lixo de volta para um destino apropriado a este fim. Assim contribuiremos para salvar o planeta da destruição e garantir espécies.Sempre que ver um lixo recolha.Preservar a natureza é preservar a vida! 





CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
       Milhões de sacolas de nylon e plástico de todo o 
tipo são largados na costa, o vento e as marés se 
encarregam de arrastá-los para o mar. Uma sacola de 
nylon pode navegar dezenas de anos sem se degradar. 
As tartarugas marinhas confunde-nas  com as medusas 
e as comem, afogando- se na tentativa de engoli-las. 
Milhares de golfinhos também morrem afogados... Eles 
não têm capacidade  para reconhecer o lixo humano, 
até porque, “tudo o que flutua no mar se come”. A 
tampa plástica de uma garrafa, de maior consistência 
do que a sacola plástica, pode permanecer inalterada, 
navegando nas águas do mar por mais de um século. 
Assim porém o ser humano deixa sua trilha fatal nas 
areias da praia. Vamos ser mais responsáveis pela vida, 
sendo educados e preservando a natureza.



         A RECICLAGEM DO ALUMÍNIO
        A reciclagem do  é um dos atributos mais importantes do alumínio. Pode ser reutilizado infinitas vezes, sem perder suas qualidades no processo de reaproveitamento, ao contrário de outros materiais. O exemplo mais comum é a da lata de alumínio para bebidas, cuja sucata transforma-se  novamente em lata após a coleta e refusão, sem que haja limites para seu retorno ao ciclo de produção. Esta característica possibilita uma combinação única de vantagens para o alumínio, destacando-se além da proteção ambiental e economia de energia, o papel multiplicador na cadeia econômica.
          A reciclagem de alumínio é feita tanto a partir de sobras do próprio processo de produção como de sucata gerada por produtos com vida útil esgotada. De fato, a reciclagem tornou-se uma característica intrínseca da produção de alumínio, pois as empresas  sempre tiveram a preocupação de reaproveitar retalhos de chapas, perfis e laminados, entre outros materiais gerados durante o processo de fabricação.
           A reciclagem de produtos com vida útil esgotada, por sua vez, depende do tempo gasto entre seu nascimento, consumo e descarte. Isto é chamado de ciclo de vida de um produto, que pode ser de 45 dias, como no caso da lata, até mais de 40 anos, no caso de cabos de alumínio para transmissão de energia elétrica. Em qualquer caso, o alumínio pode ser reciclado infinitas vezes.
            Quanto mais curto for o ciclo de vida de um produto de alumínio, mais rápido será o seu retorno à reciclagem.
É SUA VEZ DE RECICLAR!   Fonte: Revista Integração.

Nenhum comentário: