Biografia

       Adão Wons é natural da cidade de  Cotiporã, denominada joia da Serra Gaúcha. É lincenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Poeta escritor, ativista cultural, ambientalista, tradutor e jurado de concursos literários.  Suas atividades culturais abrangem a Cultura, a Literatura mundial, a divulgação do potencial turístico da cidade, a preservação da natureza, a conscientização do meio ambiente e da Paz mundial.
         
         Autor da obra, Transparências – Evidências da vida e da alma, onde teve seu lançamento em 2014 em várias Feiras de Livros, como: 10ª Feira do livro de Cotiporã, 60ª Feira do livro de Porto Alegre, 11ª Feira do livro de Viamão, 1ª Feira do Livro de Campestre da Serra, 30ª Feira do livro de Caxias do Sul, 42ª Feira do livro de Santa Maria e  está obtendo reconhecimento internacional pela obra.
          
          Foi Autor homenageado da Feira do livro de Cotiporã em 2013 e Patrono da Feira do livro de Cotiporã 2017. Pertencendo a inúmeras entidades culturais com os títulos entre elas:  Imortal e correspondente  da Academia de Letras do Brasil - pela seccional da Suíça e do Estado do Rio Grande do Sul.   Membro da associação IWA- International Writers & Artists Association – Ohio - USA, Acadêmico na Accademia Internazionale Il Convivio na Itália, Embaixador Universal da Paz pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paz - Suiça / França, Membro do movimento Poetas Del Mundo - Santiago /Chile. Membro da Unión Hispanomundial de Escritores. UHE – Lima / Peru. Membro Sociedad Venezolana de Arte Internacional – Caracas /Venezuela. Acadêmico Presidente, Delegado cultural no Brasil da Accademia Internazionale Arte e Cultura de Belle Arti, Lettere e Scienze  Michelangelo Angrisani – Itália – Representante regional da FEBAC – Federação Brasileira de Alternativos Culturais – São Paulo. Membro efetivo da Sociedade Partenon Literário – Porto Alegre-RS. Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni – Minas Gerais. Membro correspondente da Academia Cruz Altense de Letras – Cruz Alta- RS.  Membro correspondente ocupando a cadeira nº 59 da ALPAS 21 Academia Internacional de Letras e Ciências a palavra do Século 21, tendo como patrono da cadeira o poeta Mansueto Bernardi- Cruz Alta - RS. Sócio efetivo do GREBAL- Grêmio Barramansense de Letras - Rio de Janeiro.  Sócio representante Internacional da SADE - Sociedade Argentina de escritores- Buenos Aires – Argentina sob Credencial de nº171. Acadêmico da ALERS - Academia de Artes Literárias do Rio Grande do Sul. Membro Honorário de Maison Naaman pour la Culture do Líbano. Imortal da Academia Luso - Brasileira de Letras do Rio Grande do Sul.  Foi chefe-editor do jornal Cotiporã Cultural. 

          Premiado e reconhecido internacionalmente em certames  inúmeras vezes com seus poemas nas regiões da Itália, França, Argentina, Austrália, e em outros países e em vários estados no Brasil. Participa de  Antologias Internacionais, em países como: Argentina,  Estados Unidos, Austrália, Itália e pelos estados do Brasil.Seus poemas já foram traduzidos em inglês, francês, espanhol, italiano, grego e Russo e publicados  em inúmeros jornais, alternativos culturais no Brasil e pelo mundo.