Notícias

Posse na Academia Luso-Brasileira de letras do Rio Grande do Sul



 Posse na Academia de Artes Literárias e Culturais do Estado do Rio Grande do Sul.

Câmera Municipal de Porto Alegre.


No dia 24 de novembro no plenário Ana Terra da Câmera Municipal de Porto Alegre o poeta Adão Wons ingressou em mais uma Academia Literária, tomou posse na Academia de Artes Literárias e Culturais do Estado do Rio Grande do Sul.Ingressou na Cadeira 53, tendo como patrono da Cadeira Caldre e Fião, escritor, jornalista, político, médico, professor, foi um dos fundadores da Sociedade Partenon Literário e é considerado Patriarca da Literatura Gaúcha. A Academia tem como finalidade a valorização do escritor e artistas ligados as artes em geral.








Posse na Academia de Letras do Brasil 

Seccional Rio Grande do Sul 

Nas programação da 63ª Feira do livro de Porto Alegre no último sábado, o poeta Adão Wons tomou posse como Acadêmico Imortal na Academia de Letras do Brasil. A Academia de Letras do Brasil  recém fundou um núcleo Acadêmico no Estado do RS, fundando a Seccional do Rio Grande do Sul onde no  Hotel Copacabana PalaceRio de Janeiro dia 31 de agosto de 2017  foi eleito o Presidente Estadual  Milton Pantaleão Junior  e as posses dos Acadêmicos ocorreram no Santander Cultural  em Porto Alegre dia 11 de novembro de 2017  com a presença do Presidente global da Academia de Letras Drº Mário Carabajal, Diretora Global da ALB/Humanitária, Dra. Dinalva Carabajal, escritores e grande público presente lotaram a sala leste. Adão Wons tomou posse na Cadeira 59 tendo como patrono  o poeta Mario Quintana. 









FEIRA DO LIVRO DE COTIPORÃ 2017

A leitura é a chave

Patrono da feira do livro de Cotiporã 2017 - RS - Adão Wons

Feira supera expectativas de público.














Vem ai a FEIRA DO LIVRO DE COTIPORÃ 2017

DIAS 11 E 12 DE AGOSTO








Cerimônia de Premiação pelo Sport Club Internacional 


1º LUGAR na categoria Poesia com TROFÉU pela Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional - CAPOLAT - Casa do Poeta Latino-Americano




Representando a SADE - Sociedade Argentina de Escritores

Representando a SADE - Sociedade Argentina de Escritores de Buenos Aires no Encontro anual dos Escritores da Região pelo Partenon Literário, onde foi lida a mensagem escrita pela Secretária da Sociedade a Escritora Maria Cristina Drese e Entregue para o Presidente Benedito Saldanha para arquivos do Partenon. Abaixo esta a mensagem que foi lida:
Em nome do S.A.D.E. (Argentina Sociedade de Escritores) e através do nosso Representante Internacional Escritor Adão Wons, vão os melhores votos de união, paz e sucesso a todos que com uma caneta e papel, fazem voar sonhos, seja na narrativa ou na poesia,
Cada palavra contém um mundo, um mundo onde cada leitor se sente identificado e que comece uma viagem de emoções.
e, pessoalmente , ter sangue brasileiro, embora eu ter nascido na Argentina, envio um grande abraço em nome também da Sociedade Argentina de Escritores a todos os meus irmãos no Encontro dos Escritores da Região Organizada pelo Partenon Literário, desejo que este caminho literário e intercâmbio cultural continuem crescendo com laços mais fortes a cada dia, um grande abraço desde da Argentina e por um longo caminho sem fronteiras.
Maria Cristina Drese, Secretária da S.A.D.E. (Sociedade Argentina de Escritores)







Lançamento do Livro ELÍGIO PARISE, VIDA PAIXÃO E ARTE PELA FOTOGRAFIA 

Bons momentos na FEIRA DO LIVRO DE VERANÓPOLIS 2015 no Lançamento do Livro ELÍGIO PARISE, VIDA PAIXÃO E ARTE PELA FOTOGRAFIA do Escritor  Antonio Frizon, tendo participação especial na obra. Na foto: Professor e historiador  Ambrósio Giacomini , Antonio Frison autor do livro e Adão Wons. 






Poeta Adão Wons participa de Liceo Poético


de Benidorm na Argentina.

No último mês julho  Adão Wons participou do recital poético onde obteve o certificado de reconhecimento pela participação, o certificado esta publicado na página de certificados do blog. Na ocasião o poeta ressaltou a importância da Paz com o destaque da  frase: " A Paz pode ser obtida quando os povos se unem no mesmo objetivo: Na busca da fraternidade entre povos, do bem comum da humanidade, combatendo os interesses políticos, partidários e de grupos. As guerras são perdições de valores humanos".  Que no momento do evento foi lido pela escritora Maria Cristina Drese. 


Nomeado Sócio Representante Internacional da SADESociedade Argentina de Escritores . Buenos Aires

O escritor Adão Wonspassou a fazer parte da SADE- Sociedade Argentina de Escritores, onde foi designado Sócio Representante Internacional da SADE, associação localizada na cidade de Monte Grande, em Buenos Aires- Argentina. Os certificados e credencial foram entregues pela Secretária da Associação, a escritora renomada Maria Cristina Drese, os quais certificavam Adão como Sócio Honorifico Representando a Instituição no Exterior; a participação no Triplo Evento, 15º Aniversário de Pessoa Jurídica de Sade - Esteban Echeverria, 5º Festival Grito da Mulher e 12º Aniversário de Liceo Poético de Benidorm. 





Posse  de Acadêmico Correspondente da ALPAS 21, Academia Literária Internacional e Ciências a palavra do Século 21 - Cruz Alta - RS 

 

Feira do livro de Santa Maria Sessão de autógrafos do livro soloTransparências - Evidências da vida e da alma.





Posse de Acadêmico na Academia de Letras Teófilo Otoni - MG




Posse de Acadêmico na Academia  Cruz Altense de Letras - RS 




Feira do livro de Porto Alegre 2014.
Autógrafos 




Poeta Adão Wons lança livro solo:

Lançamento do livro solo, TRANSPARÊNCIAS, Evidências da vida e da Alma e Posse no Partenon Literário e que ocorreu dia 16 de Agosto de 2014.

Feira do Livro lança Livro do Poeta e Escritor Adão Wons

Dentro das programações da feira do Livro aconteceu o lançamento do Livro Transparências, Evidências da vida e da alma do Poeta e Escritor cotiporanense Adão Wons.
Na oportunidade em que foi lançado o livro, também aconteceu a filiação do poeta ao Partenon Literário com a presença do Presidente Benedito Saldanha e demais escritores associados ao Partenon, como: Antônio Frizon, Adélia Einsfeldt e demais escritores.
A cerimônia de filiação do poeta foi conduzida pelo Presidente Saldanha aonde Adão fez o juramento da Associação e desde então passou a fazer parte do seleto grupo de escritores do Partenon.





Posse no Partenon Literário como membro.

Dia 16 de agosto as 13 horas e 30 min

No Clube Juvenil de Cotiporã- RS, Brasil.




A Sociedade Partenon Literário é uma instituição pioneira da literatura gaúcha, verdadeiro marco da formação cultural do estado, a Sociedade Partenon Literário foi fundada em 18 de junho de 1868, na cidade de Porto Alegre. Do grupo fundador faziam parte Apolinário Porto Alegre, Caldre e Fião, Aurélio Bitencourt, Aquiles Porto Alegre e outros. A instituição conseguiu reunir os maiores intelectuais da época, incluindo, além dos fundadores, nomes como Luciana de Abreu, Múcio Teixeira, Amália Figueiroa e muitos outros que hoje são nome de rua na capital.



FEIRA DO LIVRO 2013 EM COTIPORÃ - RS - BRASIL 
Autor homenageado Adão Wons 


Com a escritora e palestrante  Cristhina Dias  



 Com o patrono da feira e escritor Uili Bergamin






Participação em antologias

Segue participação com poemas meus nas futuras coletânias: VOO INDEPENDENTE, da AGEI, edição 2013, organizada pela Associação Gaúcha de Escritores Independentes e TRANSPARÊNCIAS organizada pela ALPAS a Palavra do seculo XXI -Associação Artística,Literária e Multiprofissional, ambas com lançamento e seção de autógrafos na feira do livro em Porto Alegre.




Lançamento da Coletânea “Sonhos sem fronteiras” -Em homenagem a escritora poetisa  Maria Cristina Drese de Buenos Aires em Porto Alegre - RS 
Entrega de premiações

Ocorreu dia 17 de maio o evento da ALPAS 21 em Porto Alegre - RS
Lançamento da Coletânea “Sonhos sem fronteiras” - autora homenageada Maria Cristina Drese, de Buenos Aires – Argentina  e Premiação dos autores classificados no 19º Concurso Literário Internacional de Poesias, Contos e Crônicas. O poeta Adão Wons recebeu destaque em poesia com o poema Vou me embora, poema este dedicado a obra de Manuel Bandeira. Também nesta solenidade a escritora Maria Cristina Drese de Buenos Aires aproveitou a ocasião para entregar os prêmios que o poeta tinha conseguido nos dois eventos que ocorreram na Argentina.  Adão Wons recebeu da mãos da escritora e membra da SADE – Sociedade Argentina de escritores a medalha de menção em poesia, certificados de ambos os eventos e vários exemplares das Antologias: Homenaje AL Centenario de Esteban Echeverría, 100 anos da fundação da cidade de Monte Grande, com poemas do poeta inclusos e Antologia 2012 de poesia y narrativa breve – “Argentina Em Versos e Prosas”  também fazendo participação com poemas. 

Recebendo medalha de menção, certificado e exemplares de Antologia "Argentina em Versos e Prosas" pela Ediciones Raiz Alternativa 
Foto: Adão Wons e Maria Cristina Drese

 Entrega a Maria Cristina Drese o diploma de Colaboradora Cultural e por manter intercambio e desenvolver atividades culturais  e colaborar com o alternativo cultural Cotiporã Cultural.



 Recebendo medalha de menção, certificado e exemplares de Antologia "Argentina em Versos e Prosas" pela Ediciones Raiz Alternativa 
Foto: Adão Wons e Maria Cristina Drese


Recebendo o diploma e exemplares da SADE - Sociedade Argentina de Escritores de Esteban Echeverría  das mãos da escritora Maria Cristina Drese. 


Recebendo o diploma e exemplares da SADE - Sociedade Argentina de Escritores de Esteban Echeverría  das mãos da escritora Maria Cristina Drese. 

 Recebendo o diploma do destaque em poesia pela ALPAS - Porto Alegre - RS

Maria Cristina Drese em seu discurso e 
Rozelia Scheifler Rasia Presindente da ALPAS 


Noite de autógrafos na solenidade do lançamento, na foto Adão Wons e Rozelia Scheifler Rasia Presindente da ALPAS 


Nenhum comentário: